Improvisação

João Figueiredo + João Martins + João Tiago

Concerto

Sep 24, 2004

21H00

PHOTO REPORT

Ficha Artística

João Figueiredo - Saxofone

João Martins - Saxofone

João Tiago Fernandes - Bateria

João Martins

Iniciou os seus estudos musicais em 1990, no Conservatório de Música de Aveiro. A partir de 1998, dedicou-se à experimentação e improvisação, tendo iniciado uma atividade regular como compositor, intérprete, improvisador e construtor de instrumentos. No seu percurso como músico, a solo e em grupos diversos, participou em inúmeros concertos, performances e edições em Portugal e no estrangeiro. Colaborou com algumas das mais relevantes figuras do panorama nacional e internacional na área da improvisação e experimentação. Concluiu, em 2009 o Curso de Formação de Animadores Musicais, do Serviço Educativo da Casa da Música e tem desenvolvido oficinas e projetos de arte comunitária, com destaque para a atividade do Space Ensemble, com ampla circulação nacional.

Colabora com o Visões Úteis desde 1999, tendo assumido um progressivo envolvimento nos processos criativos, nomeadamente na área da Performance na Paisagem e audiowalks, partilhando a direção deste tipo de projetos a partir de 2014. Integrou a Direção Artística do coletivo entre 2017 e 2021, período durante o qual assumiu também a função de Diretor Técnico. A partir de 2022, integra a equipa de artistas residentes do Visões Úteis, desenvolvendo atividade como músico, sonoplasta, dramaturgo e performer e na coordenação técnica de projetos.

É docente de TIC e Desenho Técnico na Academia Contemporânea do Espetáculo e de Desenho Assistido por Computador na ESMAE/IPP. Frequentou a licenciatura em Arquitetura da Universidade do Porto e é licenciado em Estudos Artísticos (Minor em Artes e Património), pela Universidade Aberta. Está atualmente a concluir o Mestrado em Ensino de Artes Visuais (FPCEUP e FBAUP).

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

João Tiago Fernandes

João Tiago Fernandes é percussionista, tendo completado os seus estudos no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em Performance Musical, Teoria, Composição e Percussão no ano de 2010. Mais tarde trabalhou na orquestra sinfónica UWE Orchestra (CPA), em Bristol, Reino Unido. Em paralelo ao seu trabalho como músico, tem desenvolvido uma carreira enquanto artista e formador na área do desenho, ilustração e animação.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

MAIS ESPETÁCULOS