Trilogia dos Vales
de Nuno Alves & Filipe Barreiro
Documentário
Nov 11, 2023
15:00
Entrada gratuita, com possibilidade de donativo livre.
Free entry, with the possibility of a free donation.
Entrada gratuita, com possibilidade de donativo livre.
Free entry, with the possibility of a free donation.
Trilogia dos Vales é um documentário filmado entre Janeiro e Agosto de 2022 no concelho de Monção. Apesar de ter sido criado para ser apresentado num formato de filme-concerto, com música ao vivo, após o final da edição de 2022 do projeto, o documentário ganhou vida própria e a música interpretada pelo Space Ensemble e gravada ao vivo na primeira apresentação pública do filme à comunidade tornou-se a sua banda sonora. O documentário Trilogia dos Vales começa ao ritmo de cantares locais, seguindo-se a voz de uma das habitantes de Monção, que conta a sua história. À medida que mais imagens dos três vales de Monção são reveladas, somos levados numa viagem através de testemunhos da vida quotidiana de outras pessoas que habitam este território. O que mudou? O que continua a ser o mesmo? Trilogia dos Vales é uma ode à simplicidade da vida rural, ao mesmo tempo que traça um retrato de populações que vivem em territórios isolados em Portugal.
Trilogy of the Valleys is a documentary film shot between January and August 2022 in the municipality of Monção. Although it was created to be presented in a film-concert format, with live music, after the end of the 2022 edition of the project, the documentary took on a life of its own and the music performed by Space Ensemble and recorded live at the first public presentation of the film to the community became its soundtrack. The documentary begins to the rhythm of local songs, followed by the voice of one of the inhabitants of Monção, who tells her story. As more images of Monção's three valleys are revealed, we are taken on a journey through testimonies of the daily lives of other people who inhabit this territory. What has changed? What remains the same? Trilogy of the Valleys is an ode to the simplicity of rural life, while at the same time drawing a portrait of populations living in isolated territories in Portugal.
Realização / Direction - Nuno Alves & Filipe Barreiro
Direção de fotografia e montagem / Cinematography and editing - Filipe Barreiro
Direção musical / Music direction - Samuel Martins Coelho
Música / Music - Carina Albuquerque, Pedro Gonçalves de Oliveira, Rúben Barbosa, Samuel Martins Coelho & Sérgio Bastos
Som / Sound - Manuel dos Reis
Fotografia do cartaz / Poster photo - Paula Jiménez
Coprodução / Coproduction - Space Ensemble & Associação Cultural Rock’n’Cave
Produção / Production - Margarida Meira & Vera Menezes
Promotor / Promoter - CLDS 4G Monção
Apoio / Support - Município de Monção
Com / With - Grupo da Casa do Linho de Moreira & comunidade de Monção
Nuno Alves é programador cultural desde 1993, fundador do Festival de Paredes de Coura e do Space Festival, além de curador de concertos em locais como Casa da Música e Aula Magna. Músico e diretor artístico do Space Ensemble, possui um extenso trabalho na criação de filmes-concerto com cinematografia de diretores renomados como Norman McLaren, Heikki Preppula, Lotte Reiniger, Dziga Vertov, entre outros, apresentando-se regularmente nas melhores salas de Portugal.
É o fundador e diretor da Escola do Rock Paredes de Coura, criada em 2014 e premiada como Município do Ano pela Universidade do Minho. Essa escola participa ativamente em alguns dos principais eventos de Portugal, como Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa, Verão na Casa (Casa da Música), Gnration Open Day, entre outros. Atua como diretor artístico e executivo em diversos projetos comunitários, como "Uma Visita Real" em Paredes de Coura (2015), "Trilogia dos Vales" em Monção (2017 e 2022), "Retratos da Nossa Gente" em Paredes de Coura (2010) e em Guimarães – Capital Europeia da Cultura (2012), e "Floresta Animada" com escolas do 2º ciclo em cinco municípios do Alto Minho (2010).
Além disso, é o fundador e Diretor de Programação do Canal180, um canal de televisão por cabo dedicado à Cultura, Artes e Criatividade disponível na NOS, Vodafone e MEO desde setembro de 2010. Formado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra, acumula vinte anos de experiência na coordenação de equipes de desenvolvimento e no planejamento de projetos de software nas áreas de telecomunicações e transformação digital.
Filipe Barreiro nasceu em Ponte de Lima, vila onde atualmente reside. Iniciou o seu percurso académico em 2017 na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), nas Caldas da Rainha, onde se licenciou em Som e Imagem, tendo seguido o ramo de Cinevideo. Desde que iniciou o seu percurso na área dos audiovisuais, trabalhou maioritariamente em regime freelancer, como Realizador e Diretor de Fotografia de alguns projetos, desde curtas-metragens de ficção a videoclips. Atualmente desempenha funções na produção de conteúdos audiovisuais no Space Ensemble.