Sérgio Tavares é natural do Porto e iniciou os seus estudos de contrabaixo com o professor Slawomir Marzec na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Concluiu o curso de professores do ensino básico, variante de Educação Musical, no Instituto Piaget de Arcozelo em 2000. Entre 2001 e 2011, participou ativamente de workshops e masterclasses com renomados músicos de jazz nacionais e internacionais, como Hein van de Geyn, Ron Carter, Eddie Gomez, Bojan Zulfikarpasic, Remi Vignolo, Carlos Bica, Carlos Barretto, Martin Wind, Matt Wilson, David Liebman, Drew Gress, Tony Malaby, Orrin Evans, Darryl Hall, Omer Avital, Chris Lightcap, entre outros.
Em 2011, concluiu a Licenciatura em Música, variante de JAZZ, com especialização em contrabaixo, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE. Em 2009, contribuiu com a composição da trilha sonora do filme "Memórias de um Lugar", dirigido por Dária Salgado, selecionado para o concurso do 17º Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde.
Sérgio Tavares é reconhecido por sua atuação musical versátil, participando em diversas formações de jazz e música improvisada, como ARS Trio, Incompleto, Puzzletone, Ricardo Pinto Trio, entre outros. Além das suas atividades como músico, exerce funções docentes na Academia de Castelo de Paiva e no Arteduca – Conservatório de Música de Famalicão. A sua discografia inclui o álbum "Monção" (2012) com o Sara Miguel Quarteto, lançado pela editora Numérica.