Expurgar: Derivas Sónicas e Espaciais

Dária Salgado, Nuno Trocado, Sérgio Tavares

Concerto / Performance

Nov 10, 2023

22:00

Bilhete único / Single ticket: 3€

Neste concerto aplica-se o sistema de bilheteira do Favo das Artes (venda online e no local).

Favo das Artes ticketing system applies to this concert (online and on-site sale).

A intenção artística deste espetáculo é criar um espaço de reflexão sobre a “articulação poética entre corpo, espaço e acontecimento”. Uma relação que se pode encontrar na dinâmica do filme, cuja estrutura de montagem se faz de uma forma quase dependente do universo sonoro. Neste sentido encontramos na estrutura compositiva do próprio filme a razão para a estrutura sonora e performática – de uma montagem visual que se faz a partir do som, partimos para uma composição sonora que ainda que muito influenciada pelo universo imagético assume um desenvolvimento musical autónomo (percorrido pela dimensão “espacial” do filme). Se no primeiro momento a leitura ou fruição depende inteiramente da narrativa audiovisual (do forte imbricamento entre as imagens e os sons), no segundo momento a componente imagética (lentamente reduzida a vestígios/resíduos) retira-se, abrindo espaço para a experimentação sonora. O universo sonoro criado em tempo real surge como o resultado da pesquisa das imagens acompanhado pela exploração de técnicas de composição e improvisação, técnicas extendidas, eletrónica; e por paisagens sonoras suportadas pela recolha do concreto, jogando com referentes audioimagéticos de tendência abstratizante num processo acusmático do qual resultam possibilidades expressivas e discursivas numa relação espaço/tempo de interação exterior/interior. Neste segundo momento, criar-se-ão condições para que o possível universo imagético perdure ou regresse sob a forma de imagens mentais, reverberando nas cabeças de cada espetador, tornando-o assim um elemento ativo e participativo.

The artistic intention of this show is to create a space for reflection on the "poetic articulation between body, space and event". A relationship that can be found in the dynamics of the film, whose editing structure is almost dependent on the sound universe. In this sense, we find the reason for the sound and performance structure in the compositional structure of the film itself - from a visual montage based on sound, we move on to a sound composition that, although heavily influenced by the imagetic universe, takes on an autonomous musical development (traversed by the "spatial" dimension of the film). If at first reading or enjoyment depends entirely on the audiovisual narrative (the strong intertwining of images and sounds), in the second moment the imagery component (slowly reduced to traces/residues) withdraws, making room for sound experimentation. The sound universe created in real time emerges as the result of the research into the images, accompanied by the exploration of composition and improvisation techniques, extended techniques, electronics; and by soundscapes supported by the collection of the concrete, playing with audio-imagetic references of an abstract tendency in an acousmatic process which results in expressive and discursive possibilities in a space/time relationship of exterior/interior interaction. At this second moment, conditions will be created for the possible imaginary universe to endure or return in the form of mental images, reverberating in the heads of each spectator, thus making them an active and participatory element.

Ficha Artística / Artistic Description

Conceção criativa, imagem, realização do filme / Creative conception, image, film making - Dária Salgado
Guitarra, eletrónica / Guitar, electronics - Nuno Trocado
Contrabaixo / Double bass- Sérgio Tavares

Dária Salgado

Natural de Chaves, Portugal, Dária Salgado é uma designer, artista e professora universitária com uma sólida formação acadêmica. Iniciou os seus estudos na Escola Superior Artística do Porto, onde concluiu o Curso Superior de Desenho. Prosseguiu a sua educação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, especializando-se em Design de Comunicação - Artes Gráficas, e obteve o título de Mestre em Design da Imagem entre 2006 e 2008.

Doutorada em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, ela é uma investigadora integrada no Centro de Estudos Arnaldo Araújo, no Grupo de Investigação Arte e Estudos Críticos. Além disso, é membro da Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento (AIM), evidenciando o seu engajamento na pesquisa e na comunidade acadêmica.

Ao longo da sua carreira, ela desenvolveu projetos nas áreas do desenho, fotografia e vídeo, demonstrando a sua versatilidade artística. A sua participação em festivais de curtas-metragens, espetáculos, exposições e conferências, tanto a nível nacional quanto internacional, destaca o seu impacto no cenário artístico contemporâneo. Dentre os eventos notáveis, estão o Space Festival, Galeria Extéril, Galeria Dínamo, MiraGalerias, entre outros.

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Nuno Trocado

Nuno Trocado é um guitarrista, compositor e investigador que cruza várias constelações musicais contemporâneas. Integra grupos de improvisadores, como líder e como sideman, e compõe para diversas formações instrumentais e eletrónica, participando ainda em projetos interdisciplinares.

É licenciado em Jazz/Guitarra e mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, e atualmente doutorando na Universidade de Coimbra.

Entre outros projetos que até hoje trouxe a público, destacam-se Cotovelo (2017) e Umbral (2021), ambos cruzamentos entre música e monólogo teatral, com texto de Jorge Louraço Figueira, editados pelo Carimbo Porta-Jazz. Compôs 2458208, para ensemble e eletrónica, gravado em disco pelo Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE e publicada a partitura pela editora MPMP. Recebeu ainda encomendas do Coreto Porta-Jazz, com três peças registadas em estúdio e editadas num vídeo-entrevista (2022), da Arte no Tempo e da Orquestra Jazz de Matosinhos. Contribuiu como guitarrista e com ruídos vários para os dois álbuns editados pelo coletivo Pãodemónio. Em 2019 lançou o disco Vestiges, em colaboração com o contrabaixista Sérgio Tavares e o multi-instrumentista britânico Tom Ward. Participou no projeto multimédia Expurgar (2021), concebido pela artista Dária Salgado. Em 2022, entre outras atividades, estreia Naiad Splash, com música para guitarra, dois saxofones e eletrónica multicanal.

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Sérgio Tavares

Sérgio Tavares é natural do Porto e iniciou os seus estudos de contrabaixo com o professor Slawomir Marzec na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Concluiu o curso de professores do ensino básico, variante de Educação Musical, no Instituto Piaget de Arcozelo em 2000. Entre 2001 e 2011, participou ativamente de workshops e masterclasses com renomados músicos de jazz nacionais e internacionais, como Hein van de Geyn, Ron Carter, Eddie Gomez, Bojan Zulfikarpasic, Remi Vignolo, Carlos Bica, Carlos Barretto, Martin Wind, Matt Wilson, David Liebman, Drew Gress, Tony Malaby, Orrin Evans, Darryl Hall, Omer Avital, Chris Lightcap, entre outros.

Em 2011, concluiu a Licenciatura em Música, variante de JAZZ, com especialização em contrabaixo, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE. Em 2009, contribuiu com a composição da trilha sonora do filme "Memórias de um Lugar", dirigido por Dária Salgado, selecionado para o concurso do 17º Festival Internacional de Curtas Metragens de Vila do Conde.

Sérgio Tavares é reconhecido por sua atuação musical versátil, participando em diversas formações de jazz e música improvisada, como ARS Trio, Incompleto, Puzzletone, Ricardo Pinto Trio, entre outros. Além das suas atividades como músico, exerce funções docentes na Academia de Castelo de Paiva e no Arteduca – Conservatório de Música de Famalicão. A sua discografia inclui o álbum "Monção" (2012) com o Sara Miguel Quarteto, lançado pela editora Numérica.

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