Os Cíntia são um trio de jovens músicos sediados em Lisboa. Sua música é influenciada igualmente pelas sonoridades e linguagens do jazz contemporâneo, do rock, e da música eletrónica, fusão consequente dos diferentes ecossistemas musicais que cada um dos membros habita. São eles Ricardo Oliveira (Bateria), Simão Bárcia (Guitarra e eletrónica) e Tom Maciel (teclados e sintetizadores). Desde 2017, a banda passou por diversos palcos do país, marcando presença tanto na cena mais underground (Galeria Zé dos Bois, Sabotage, Damas) como em eventos de maior porte, como em Serralves, no festival Jazz no Parque ou no Festival Jazz ao Centro em Coimbra. Fazem parte do catálogo da Cena Jovem jazz.pt, pela qual editaram o disco de estreia “Sítio”.

Cíntia are a trio of young musicians based in Lisbon. Their music is equally influenced by the sounds and languages of contemporary jazz, rock, and electronic music, a fusion resulting from the different musical ecosystems that each of the members inhabit. They are Ricardo Oliveira (Drums), Simão Bárcia (Guitar and electronics) and Tom Maciel (keyboards and synthesizers). Since 2017, the band has been on several stages around the country, making their presence felt both in the more underground scene (Galeria Zé dos Bois, Sabotage, Damas) and in larger events, such as in Serralves, at the Jazz no Parque festival or at the Jazz ao Centro festival in Coimbra. They are part of the Cena Jovem jazz.pt catalog, through which they have edited their debut album "Sítio".

Ficha artistica

Ricardo Oliveira - Bateria / Drums

Simão Bárcia - Guitarra e eletrónica / Guitar and electronics

Tom Maciel - Teclados e sintetizadores / Keyboards and synthesizers

Ricardo Oliveira

Ricardo Oliveira é um músico português com 15 anos de experiência na bateria. Estudou no Conservatório de Cascais, concluindo o 8º Grau, e frequentou o Hot Clube de Portugal. No ano 2023, graduou-se em Bateria Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Participa em diversos projetos originais e trabalha como freelancer.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

Tom Maciel

Tom Maciel (São Paulo, 1997) é multi-instrumentista, compositor, produtor e professor. Realizou os seus estudos superiores na Escola Superior de Música de Lisboa e no Hot Clube de Portugal. Desenvolveu um percurso variado, tendo atuado em áreas musicais ligadas ao Jazz, Improvisação, Rock e MPB.

Participou em diversos projetos, entre eles os Cíntia, com o qual tocou no festival Jazz no Parque, em Serralves, no festival Jazz ao Centro, em Coimbra, e em casas de espetáculo como SMUP, Galeria Zé dos Bois e Damas. Na música improvisada, já dividiu palco com nomes como Maria do Mar, Gabriel Ferrandini e Peter Evans, este último como parte do workshop Som Crescente, cujos assuntos abordados passaram pro improvisação e performance coletiva. Participou da 13ª edição do Creative Fest, realizada em 2019 no O'Culto da Ajuda.

Também colaborou enquanto músico no programa Jovens Compositores, uma parceria da Escola Superior de Música de Lisboa com os Estúdios Victor Cordon, coordenada pelo compositor Luís Tinoco. Enquanto compositor, desenvolve projetos como o trio Mancha, em parceria com o baixista Zé Almeida e o baterista Samuel Dias e com Nomad Nenúfar, junto do saxofonista Bernardo Tinoco e o baterista João Pereira.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

Simão Bárcia

Simão Bárcia é um guitarrista português de rock, jazz e música improvisada, residente em Lisboa. Faz parte dos Cíntia, banda de jazz/rock/música eletrónica, que lançaram no fim de 2021 o seu álbum de estreia “Sítio”. Faz também parte da banda de indie rock Biloba, que lançou em 2022 o seu EP de estreia “Biloba”. A solo toca música maioritariamente improvisada, a partir de músicas de universos musicais distintos, dando-lhes uma nova roupagem.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

MAIS ESPETÁCULOS