Cine-música é um filme-concerto participativo que resulta de uma oficina de música para filmes dinamizada pelo Space Ensemble. Através de uma residência musical de curta duração, os músicos do Space Ensemble trabalharam com estudantes da Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora, com o objetivo de lhes mostrar o processo de musicar filmes ao vivo. A oficina aborda temas como a improvisação livre, a improvisação dirigida, a criação de músicas para filmes e, acima de tudo, pretende estimular a criatividade dos alunos, fazendo-os pensar em como podem dar novos significados a um filme através de sons variados. No final, será apresentado um filme-concerto com todos os participantes e formadores em palco no Auditório Municipal Ramos Pereira, em Vila Praia de Âncora (Caminha).
Cine-music is a participatory film-concert that stems from a film music workshop led by Space Ensemble. Through a short-term musical residency, the musicians from Space Ensemble worked with students from the Fernandes Fão Music Academy in Vila Praia de Âncora, with the goal of showing them the process of live film scoring. The workshop covers topics such as free improvisation, directed improvisation, and the creation of music for films, and aims primarily to stimulate the students' creativity, encouraging them to think about how they can give new meanings to a film through diverse sounds. At the end, a film-concert will be presented with all participants and instructors on stage at Auditório Municipal Ramos Pereira, in Vila Praia de Âncora (Caminha).
Direção musical / Musical direction - Samuel Martins Coelho, Miguel Ramos, Sérgio Ramos, João Martins
Participantes / Participants - Academia de Música Fernandes Fão de Vila Praia de Âncora
Samuel Martins Coelho (1980) tem feito um percurso de descoberta e constante reinvenção da sua linguagem musical. Com raízes na música clássica, tem vindo a desenvolver uma linguagem muito própria, utilizando diversas fontes sonoras. O seu trabalho atravessa vários géneros e universos musicais, desde a música clássica, conceptual e experimental à improvisação.
A sua atividade artística desenvolve-se em vários projetos, tais como: Samuel Martins Coelho, EL RUPE, Estranhofone, Mods Collective, Space Ensemble, Escola do Rock, Pata Física, colaborando também nos projetos Ondamarela, NACO, Miguel Ramos, Gnomon, Hot Air Baloon e Atic. Em 2017 foi artista residente do AiR Programme, em Malta (Gozo), no âmbito do programa da Fondazzjoni Kreattivitá e Valletta 2018 (Capital Europeia da Cultura).
Nos últimos anos, tem colaborado como diretor musical, compositor e instrumentista com companhias de teatro como Teatro Experimental do Porto, Máquina Agradável, Comédias do Minho e Teatro Oficina. Desenvolve atividades com as comunidades e lidera intervenções musicais criativas, dirigidas a crianças e ao público em geral.
Miguel Ramos nasceu no Porto em 1984. Desde muito novo que se sentiu seduzido pela Música e pelo Desenho, dedicando grande parte do seu tempo a praticar e experimentar as duas áreas.
Iniciou os seus estudos na Escola Artística Soares dos Reis e posteriormente frequentou o Curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, bem como o Curso de Produção e Tecnologias da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Na esfera musical, colaborou em diversos projetos, incluindo Insert Coin, Orquestra Orff do Porto, Supernada, Mosh, Mesa, Torto, Jorge Palma & Os Demitidos, Hitchpop, Naco, Stopestra e Ensemble de Gamelão da Casa da Música. Completou o Curso de Formação de Animadores Musicais do Serviço Educativo da Casa da Música e atua como professor de iniciação à guitarra clássica e baixo elétrico.
Além disso, desempenha o papel de formador na Escola do Rock, um projeto criado pelo Space Ensemble com o apoio da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Nos últimos anos, concentrou-se no desenvolvimento de trabalhos nas áreas do desenho e ilustração.
Sérgio Bastos nasceu no Canadá, em 1980. Começou a estudar piano aos 10 anos de idade, tendo estudado no Conservatório Regional de Tomar, Conservatório Nacional de Lisboa, Hot Club de Portugal e Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE), onde se licenciou em Piano-Jazz. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino de Música - Jazz na ESMAE.
No seu percurso profissional tem vindo a colaborar com projetos de diversas áreas musicais, tais como Space Ensemble, Serviço Educativo da Casa da Música, Serralves - Improvisações / Colaborações com Fred Frith e Mark Dresser e com Sven-Ake Johansson, Porta Jazz, Teatro A Barraca, Stopestra, Cavalheiro, Tulsa, S. Pedro, Glockenwise, Miguel Ramos e Evols.
É professor de piano e pianista acompanhador na Academia de Música de Castelo de Paiva e na Escola do Rock de Paredes de Coura.
Iniciou os seus estudos musicais em 1990, no Conservatório de Música de Aveiro. A partir de 1998, dedicou-se à experimentação e improvisação, tendo iniciado uma atividade regular como compositor, intérprete, improvisador e construtor de instrumentos. No seu percurso como músico, a solo e em grupos diversos, participou em inúmeros concertos, performances e edições em Portugal e no estrangeiro. Colaborou com algumas das mais relevantes figuras do panorama nacional e internacional na área da improvisação e experimentação. Concluiu, em 2009 o Curso de Formação de Animadores Musicais, do Serviço Educativo da Casa da Música e tem desenvolvido oficinas e projetos de arte comunitária, com destaque para a atividade do Space Ensemble, com ampla circulação nacional.
Colabora com o Visões Úteis desde 1999, tendo assumido um progressivo envolvimento nos processos criativos, nomeadamente na área da Performance na Paisagem e audiowalks, partilhando a direção deste tipo de projetos a partir de 2014. Integrou a Direção Artística do coletivo entre 2017 e 2021, período durante o qual assumiu também a função de Diretor Técnico. A partir de 2022, integra a equipa de artistas residentes do Visões Úteis, desenvolvendo atividade como músico, sonoplasta, dramaturgo e performer e na coordenação técnica de projetos.
É docente de TIC e Desenho Técnico na Academia Contemporânea do Espetáculo e de Desenho Assistido por Computador na ESMAE/IPP. Frequentou a licenciatura em Arquitetura da Universidade do Porto e é licenciado em Estudos Artísticos (Minor em Artes e Património), pela Universidade Aberta. Está atualmente a concluir o Mestrado em Ensino de Artes Visuais (FPCEUP e FBAUP).