Conversa Cultura e Territórios

Novos centros para a exploração musical

Conversa

Nov 10, 2024

15:00

Entrada livre, reservas aqui

Free entry, reservations here

PHOTO REPORT

A conversa “Cultura e Territórios - Novos centros para a exploração musical” pretende refletir sobre a importância da música experimental, improvisada e exploratória em diferentes territórios. Com foco na programação, mediação, formação de públicos e criação artística, pretende-se recorrer à experiência dos convidados para compreender o impacto destas manifestações artísticas em diferentes contextos e o potencial da criação de novos centros. 

The discussion “Culture and Territories - New Centers for Musical Exploration” aims to reflect on the importance of experimental, improvised, and exploratory music across various territories. Focusing on programming, mediation, audience development, and artistic creation, it seeks to draw on the experiences of the guests to understand the impact of these artistic expressions in different contexts and the potential for establishing new centers.

Convidados / Speakers

Sara Borges (Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts)

Julio Gómez (SINSALAUDIO / Festival Sinsal, San Simón)

Raquel Castro (Associação SONORA / Festival Lisboa Soa)

Moderação / Moderation - Catarina Machado

Sara Borges

Sara Borges (Braga, 1987) integra a equipa do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts desde a sua criação, sendo responsável pela sua programação e coordenação. Recentemente integrou também a equipa de programação do Theatro Circo de Braga, no eixo de Mediação e Participação. Paralelamente, desenvolve trabalho na área da produção cultural. Foi produtora executiva do gnration entre 2014 e 2019, onde, para lá da programação regular, foi responsável pelos projetos de serviço educativo e de arte participativa. Tem pós-graduação m Práticas Artísticas e Inclusão Social, pela Universidade Católica Portuguesa, e em Comunicação, Arte e Cultura, pela Universidade do Minho. É mestranda em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

Julio Gómez

Nasceu em Vigo, em 1967. Historiador, crítico musical e investigador sonoro por formação, é programador, gestor cultural e técnico superior em prevenção de riscos laborais na produção cultural. Tem uma longa carreira desde 1986 ligada à música e à produção de projetos culturais. Tem também colaborado em inúmeras atividades e pesquisas relacionadas com o património material e imaterial.

A Sinsalaudio é uma promotora dedicada à gestão cultural. Desde a sua fundação, em 2001, tem desenvolvido a sua atividade em duas áreas específicas: por um lado, a produção de eventos; e por outro a incorporação do som como elemento de perceção e proteção dentro do património imaterial. Em cada um desses campos foram concebidos projetos que vão desde o desenvolvimento e execução de conteúdos relacionados com a gestão cultural, até atividades de pesquisa nas quais, à posteriori, novas propostas didáticas são incorporadas. Ou seja, o Sinsalaudio atua na produção cultural e, paralelamente, em programas de pesquisa para a inovação cultural.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

Raquel Castro

Raquel Castro é investigadora, realizadora e curadora de arte sonora. Fundadora e diretora do festival Lisboa Soa e do simpósio internacional Invisible Places, é doutorada em Comunicação e Artes pela FCSH-UNL e investigadora integrada do CICANT/Universidade Lusófona, onde é docente na licenciatura em Ciências e Tecnologias do Som. Realizou documentários como Soundwalkers (2008) e SOA (2020), onde entrevistas, arte e ambientes sonoros se combinam para alargar a consciência sobre som. Foi curadora do ciclo de exposições Sound Art in PublicSpaces, apresentado nos seguintes contextos: WildeWesten (Bélgica), November Music (Países Baixos), SporFestival (Dinamarca), Onassis Stegi (Grécia) e UltimaOlso (Noruega). Fundadora da associação cultural Sonora, cria e produz projetos transdisciplinares no cruzamento entre arte, ciência, ecologia e som. Castro é atualmente Presidente do Conselho Executivo do World Forum for Acoustic Ecology.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

Catarina Machado

Catarina Machado é membro fundador da Associação Cultural Rock'nCave (promotora do Space Festival), faz parte da atual direção. Desde cedo mostrou interesse e contactou com a realidade da rádio. Fez formação em Programação na Rádio Universidade de Coimbra e exerceu funções nesta rádio, entre 1995 e 2001, como locutora e realizadora de programas como Letria d’Ávó ou Motor de Arranque. Desde 2001 e até este ano colaborou com a Rádio Estação Diária, salientando-se a autoria e realização do programa Estação Nacional. É autora e realizadora do programa O Grito e o Cochicho, de divulgação de projetos culturais e artísticos. Participou em diversos festivais como o Rádio Faneca, NANT, TEXTemunhos, Zigurfest ou Vira Fest. Co-fundadora do projeto Rádio Rossio, em 2015, tem aí realizado vários programas. Tem desenvolvido trabalho com a comunidade em oficinas e workshops de rádio, em escolas ou projetos com a Escola do Rock de Paredes de Coura ou o Que Jazz é Este?. Desde 2000 é professora de Química  e Física.

→ VER ARTISTA / SEE ARTIST

MAIS ESPETÁCULOS