TRACAPANGÃ é um duo de improvisação, acústico, de voz e bateria. Conta com Mariana Dionísio na voz e João Pereira na bateria. A música é enérgica, precisa e livre, mas também cuidadosa e sensível. As suas ideias ganham contornos sofisticados que revelam o seu à-vontade entre linguagens musicais.
TRACAPANGÃ is an acoustic improvisation duo featuring Mariana Dionísio on vocals and João Pereira on drums. Their music is energetic, precise, and free, yet also thoughtful and sensitive. Their ideas take on sophisticated shapes, reflecting their ease in navigating diverse musical languages.
Voz / Voice - Mariana Dionísio
Bateria / Drums - João Pereira
Cantora, improvisadora e compositora. Tem questionado o papel da voz na tradição musical e explorado as suas possibilidades técnicas, tímbricas e formais, bem como o seu potencial poético enquanto expressão sonora da palavra. De formação clássica em piano pelo Conservatório Nacional de Lisboa, e uma licenciatura Voz-Jazz pela Escola Superior de Musica de Lisboa, Mariana insere-se sobretudo no panorama jazzístico, experimental e contemporâneo. Entre vários projetos que leva a cabo atualmente, mantém ativamente uma série de outras colaborações em duo, como LUMP com o trompetista João Almeida, TRACAPANGÃ com o baterista João Pereira, Projeto REQUIEM com o guitarrista João Carreiro, o duo de vozes ARNAUT/DIONISIO com Leonor Arnaut ou duo com a flautista Clara Saleiro. Dirige o ensemble vocal LEIDA para o qual compõe e desenvolve o seu trabalho voz-solo.
Músico, compositor e performer presente numa miríade de estilos e contextos criativos. O seu percurso académico passou pelo Conservatório Metropolitano de Musica de Lisboa, Conservatório Nacional, Escola do Hot Clube de Portugal, Escola Superior de Música de Lisboa e Conservatoire National de Musique et de Danse de Paris. Tocou bateria com artistas como Mário Laginha, Maria João, Jacob Sacks, Sara Serpa, Bill McHenry, Norma Winstone, Tonan Quito, Masa Kamaguchi, Mike Gibbs, John O'Gallagher, Enrique Oliver ou Miguel Moreira. Colabora regularmente com André Fernandes, André Matos, Ricardo Toscano, Norberto Lobo, Gonçalo Marques, Practically Married, Paula Diogo, Filipe Melo e toca em bandas como Lucifécit, Tracapangã, ¡Golpe!, Pororó e Peachfuzz. É membro fundador da editora, promotora e colectivo Robalo Music e programador do jazz às quintas no Café Dias.