AETHER - Cruzamento é um projeto transdisciplinar que parte do álbum homónimo de Bode Wilson, aclamado trio de Jazz composto pelos músicos João Pedro Brandão, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro, a quem se reúnem as bailarinas Ana Rita Xavier e Wura Moraes para a criação de um espetáculo performático. O álbum autoral AETHER dá a base imagética comum, onde se convocam universos que transitam entre o mítico e o terreno, entre esferas astrais e transcendentes e as raízes tradicionais e rurais. Ao público instiga-se a que usufrua do jogo de tensões presente no diálogo entre as diferentes linguagens convocadas, sendo que no mesmo hiatos temporais poderão coexistir movimentos de cariz tradicional e contemporâneo quer a nível musical ou corporal. Desta feita, a todos os intervenientes, intérpretes e público, propõe-se uma vivência que expanda o entendimento e convoque as perceções sensíveis múltiplas e inesperadas.
Aether – Cruzamento é um projeto desenvolvido em Residência no CRL - Circolando no Porto no último semestre de 2023.
Apoio - República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes
AETHER - Cruzamento is a transdisciplinary project that starts from the album of the same name by Bode Wilson, an acclaimed Jazz trio composed of musicians João Pedro Brandão, Demian Cabaud and Marcos Cavaleiro, joined by dancers Ana Rita Xavier and Wura Moraes to create a performance spectacle. The authorial album AETHER provides the common imagery base, where universes that move between the mythical and the earthly, between astral and transcendent spheres and traditional and rural roots are summoned. The public is encouraged to enjoy the game of tensions present in the dialogue between the different languages called upon, given that in the same time gap movements of a traditional and contemporary nature may coexist, whether on a musical or bodily level. This time, for all participants, interpreters and the public, an experience is proposed that expands understanding and summons multiple and unexpected sensitive perceptions.
Aether – Cruzamento is a project developed in Residence at CRL - Circolando in Porto in thelast half of 2023.
Support - República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes
Bailarinas / Dancers - Ana Rita Xavier & Wura Moraes
Saxofone Alto & Soprano, Flauta, Pedaleira de Órgão / Alto & Soprano Saxophone, Flute, Organ Pedal - João Pedro Brandão
Contrabaixo, Charango / Contrabass, Charango - Demian Cabaud
Bateria, percussões / Drumms - Marcos Cavaleiro
Desenho de luz e operação técnica / Lighting design and technical operation - Carin Geada
Figurinos / Costumes - Mário Calisto
Gestão de Projeto e produção / Project & production management - Tantas Vozes, Núcleo Artístico
João Pedro Brandão iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva, entre 1992 e 1997, onde se concentrou na flauta transversal sob a orientação do professor Luís Carrapa. Em 1999, começou a explorar o jazz num combo liderado pelo pianista Paulo Gomes, e em 2002 deu início ao estudo do saxofone com o saxofonista Mário Santos. Concluiu a Licenciatura em Jazz na ESMAE em 2007, e o Mestrado em Jazz na mesma instituição em 2012.
Ao longo da sua carreira, André participou em diversos projetos musicais, incluindo a criação do ensemble CORETO em 2011, e integrou a Orquestra de Jazz de Matosinhos desde 2009. Além disso, ele cofundou a Associação Porta-Jazz em 2010 e atualmente leciona no Conservatório de Música do Porto e na Academia de Música Valentim de Carvalho.
Marcos Cavaleiro nasceu em Basel, Suíça, em 1980. Estudou na escola Taller de Músics, em Barcelona, e mais tarde licenciou-se pela ESMAE - Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo no Porto. Estudou e frequentou workshops com Michael Laurent, Acácio Salero, Alexandre Frazão, Marc Miralta, Jorge Rossy, John Riley e Dan Weiss.Já teve a oportunidade de trabalhar com André Fernandes, André Matos, Afonso Pais, Ana Bacalhau, Ana Moura, Bernardo Sasseti, Bernardo Moreira, Bill Carrothers, Carlos Barreto, David Doruzka, Demian Cabaud, Ernesto Jodos, Guillermo Klein, Jeff Davis, João Moreira, Julian Argüelles, Jesus Santandreu, Jorge Rossy, Leo Genovese, Maria João e Mário Laginha, Matt Renzi, Nuno Ferreira, Nelson Cascais, Phil Grenadier, Romain Pilon e Sara Serpa.É membro da Orquestra Jazz de Matosinhos desde 2007. Atualmente, colabora ainda com André Fernandes BOX, Demian Cabaud Quarteto, Mário Santos Bloco A4, Susana Santos Silva Quinteto e Jeff Davis.É professor de bateria no Curso Profissional de Jazz do Conservatório da Jobra e professor no Mestrado de Jazz da Universidade de Aveiro.
Demian Cabaud nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1977 numa família onde não havia músicos, por isso, a música foi uma descoberta que fez sozinho aos 11 anos e na qual imediatamente mergulhou. Mais tarde apaixonou-se pelo som do contrabaixo e começou a estudar com Hernán Merlo, Miguel Angel Villarroel e nos últimos 10 anos com Alejandro Erlich Oliva. Em 2001 mudou-se para Boston, Massachusetts, depois de receber uma bolsa de estudos da Berklee College of Music, onde se graduou em maio de 2003. Em Boston teve contacto e aprendeu com grandes mestres, lá começou a actuarcom muitos músicos talentosos e uma digressão trouxe-o a Portugal. Em 2004 mudou-se para Lisboa e depois de ali viver 7 anos, mudou-se para o Porto, onde vive até ao presente com a sua família.Demian é um artista muito ativo, tocou e gravou com músicos como Lee Konitz, Joe Lovano, Chris Cheek, Mark Turner, Bill Mchenry, Rich Perry, Rick Margitza, Seamus Blake, Ohad Talmor, Miguel Zenon, Perico Sanbeat, David Schnitter, Maria Schneider, Kurt Rosenwinkel, Gilad Hekselman, Phil Grenadier,Darren Barret, Russ Johnson, Jason Palmer, Jason Moran, Bill Carrothers, Leão Genovese, Bernardo Sasseti, Albert Sanz, Mario Laginha, Maria João, Maria João, Theo Bleckman, Sheila Jordan, Ra Kalam Bob Moses, Jeff Williams, John Riley, Jorge Rossy, Gerald Cleavert, Francisco Mela, Dan Weiss, Ari Hoenig Ferenc Nemeth, John Hollenbeck, entre muitos outros.É professor no Siena Jazz master program , Itália . É membro regular da prestigiada Orquestra Jazz de Matosinhos , OJM , ha mais de 18 anos. Já tocou em mais de 70 discos e como líder lançou “Naranja” TOAP Records em 2008, “Ruínas” TOAP Records em 2010 e “How about you ?” TOAP Records em 2011, “En febrero” Fresh Sound New Talent Records 2013, “Off the ground” Robalo records 2016, “Astah” Carimbo Portajazz 2018, “A terra é de quem trabalha” Carimbo Portajazz 2018 e “Aparición” Carimbo Portajazz 2019, “Otro cielo” Carimbo Portajazz 2021.
Ana Rita Xavier é natural de Guimarães, licenciada em Criação e Interpretação em Dança Contemporânea, pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Em 2016, termina a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (Programa Vasco da Gama). Em 2018, conclui o curso ModemPro, na companhia Scenario Pubblico (Sicília) e em 2019 o curso FAlCC, na Companhia Instável (Porto). Ao longo do seu percurso, trabalha com Pedro Soares, Tom Borgas, Hugo Calhim Cristovam e Joana Von Mayer Trindade, Radar 360o, Mafalda Deville, Gustavo Ciríaco, Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo, entre outros.
Wura Moraes é uma dançarina luso-brasileira, natural de Amarante. É licenciada em dança pela Faculdade Angel Vianna, no Rio de Janeiro e teve formação na École des Sables no Senegal, e na École de Danse Irène Tassembédo no Burquina Faso. A sua pesquisa debruça-se sobre a interseção entre as danças contemporânea, urbana e de matrizes afro-brasileiras. Atualmente, vive e desenvolve o seu trabalho coreográfico na triangulação entre África, América Latina e Europa.