OTTO é uma música minimalista no vocabulário e intensa na sua energia. Os três músicos tocam o mesmo instrumento: o tapan, uma percussão balcânica com apenas dois sons de peles. Tocam também percussões metálicas (gongo, prato de bronze). O interesse musical do grupo é procurar desenvolver uma ideia tendo uma paleta sonora muito limitada, a construção musical depende mais da colocação no tempo e do entrelaçamento dos três instrumentos. O concerto é composto por duas partes que se interligam e têm secções muito fixas e outras totalmente improvisadas. O início é uma longa progressão sobre um ritmo tradicional búlgaro de sete tempos, que, através de sucessivas passagens de um tapan para outro, revelam polirritmias cada vez mais complexas. A repetição transcendente do ciclo também dá origem a variações de timbre, ritmo e cor que, consoante o espaço, podem ser muito variáveis. Esta longa subida irrompe quando o uníssono regressa, mesmo que furtivamente, parecendo aliviar a tensão que volta a surgir com o aparecimento do timbre metálico, trazido pelo gongo, potente, redondo e rangente, dando lugar a uma longa improvisação com dois tapan e gongo que tem tanto de mecânico como de brusco e ruidoso.

Dia e local de atuação no Space Festival a anunciar brevemente.

OTTO is music that is quite minimalist in vocabulary and intense in its energy. The three musicians play the same instrument: the tapan, a balkan percussion with only two sounds of skins. They also play metallic percussions (gong, bronze plate). The musical interest of the group is to seek to develop an idea by having a very limited sonic palette, the musical construction then depends more on the placement in time and the interweaving of the three instruments. The set is in two parts which are linked and have very fixed sections, and others totally improvised. The beginning is a long progression on a traditional bulgarian seven-beat rhythm, which, through successive shifts from one tapan to another, reveals increasingly complex polyrhythms. The transcendent repetition of the cycle also gives rise to variations in timbre, rhythm and color which, depending on the space, can be very variable. This long ascent erupts when the unison returns, even furtively, seeming to relieve the tension which arises again with the appearance of the metallic timbre, brought by the gong, powerful, round and creaking, giving way to a long improvisation with two tapan and gong that is as much mechanical as it is jerky and noisy.

Day and place of performance at Space Festival to be announced soon.

Ficha artística / Credits:

Tapan, percussions / Tapan, percussão - Gabriel Valtchev, Pol Small, Camille Émaille

MAIS ESPETÁCULOS